31.7.08

sucesso!

é apenas nesta palavra que posso resumir aquilo que foi o fim-de-semana passado! estiveram em grande! aos mordomos que sairam PARABÉNS pela festa que presenciamos! aqueles que vão entrar agora, Boa Sorte! Também vão conseguir! E eu estarei lá :)

23.7.08

Banda da Castanheira - Uma tradição que renasce



O presente projecto representa a justa e merecida homenagem das gentes da Castanheira à sua Banda desaparecida nos anos 60. Consiste na recriação da Banda da Castanheira, durante 24 horas, com o objectivo de homenagear a tradição musical da Castanheira e ao mesmo tempo abrilhantar as festas em honra de Nª Srª da Conceição nos dias 26 e 27 de Julho de 2008.

O concerto do dia 27 é também uma forma de homenagear os ex-músicos da Banda da Castanheira ainda vivos: Albertino Dias, Amadeu Fortunato, António Fortunato, António Jerónimo, António Martinho, Augusto Dias, Inácio Martinho, Joaquim Fortunato, José Germano, José Martinho, José Osório, Júlio Lourenço, Pompeu Rebelo.

Após a recolha de toda a informação sobre a Banda, recrutaram-se os músicos para a constituição da Banda. Para além dos músicos da Castanheira, que estão na linha da frente do evento, integram a Banda um grupo considerável de músicos profissionais que acederam ao nosso convite.

Perdeu-se a Banda mas o gosto pela música continua na Castanheira. A música está nos genes dos castanheirenses, constituindo estes um terço dos músicos da Banda de Pínzio. A Fanfarra Sacabuxa representa também uma experiência musical maravilhosa que irradia uma energia contagiante numa forma diferente de fazer animação de rua.
Que este projecto e esta homenagem sejam assim raízes de futuro!


A Equipa do Projecto
Elmano Miguel Pereira
Joaquim António Miguel Gonçalves

Programa:

26 de Julho:
21h30 Arruada
22h00 Procissão das Velas

27 de Julho
10h00 Alvorada/ Arruada
13h30 Procissão
17h30 Concerto de Homenagem à Banda da Castanheira


Para mais informações:
cfcastanheira@hotmail.com
geral@ajac.com.pt
968130094 (Joaquim António)

21.7.08

Os treinos já começaram

e começaram este fim-de-semana. e quando digo treinos aplica-se a tudo: desde a praticar com a máquina de finos (tirar um fino é arte! então 5 seguidos é perícia!); a treinar na caixa com os trocos; a tentar perceber a quantidade de alcóol que se consegue ingerir no menor espaço de tempo, quando numa mão se tem uma mini (ou fino!) e na outra uma fatia de pão com lascas de porco ou uma tigela de caldo verde! É esta a imagem a reter dos treinos de ontem! A acrescentar a isto, só o puro convívio entre gente da mesma terra que não quer deixar que esta festa caia outra vez no esquecimento!

E como todos sabemos a gentes desta terra são generosas e dois nossos conterrâneos ofereceram um porco no espeto, que pôde ser saboreado por TODOS, sem excepção. E todos marcaram presença. Mas para não deixar secar as bocas de quem se deliciava com tal iguaria, os mordomos da Festa anteciparam a abertura do bar e assim tivemos mais uma sessão de treinos! E pelos vistos foi uma tarde e noite bastante proveitosa!


Acima de tudo reinou a boa disposição, a alegria dos reencontros, a surpresa por momentos nunca antes vistos e... o porco! Esse foi o rei! E estava delicioso! (tal como o caldo verde e o bolo, no final!).

Para quem não soube ou não teve oportunidade de estar presente aqui a reportagem fotográfica:



































3.7.08

Festa da Castanheira

mais uma vez sobre A Festa! Aquela que é nossa e como tal vamos precisar da ajuda de todos, para que TODOS possamos disfrutar dela!

Para começar no próximo sábado, 05-07-2008, haverá mais um Baile na Castanheira com a GERAÇÃO 3! A partir das 23h o destino será CASTANHEIRA!

Além disso, todos aqueles que queiram ajudar na festa serão bem-vindos! E necessários. Tal como todos nós sabemos organizar uma festa destas não é fácil e se se der uma ajudinha por mais pequena que seja a organização agradece. Para o efeito se estiveres interessado em fazer parte desta festa (literalemente!) e ajudar nos preparativos ou mesmo durante a festa, faz chegar essa tua intenção aos mordomos, usando por ex o mail cfcastanheira@hotmail.com.

Festa Nª Srª da Conceição - Castanheira

tal como já foi anunciado será dia 25, 26 e 27 de Julho e aqui está o cartaz:



Contamos com a presença de todos!