12.11.10

Uma vida a dois

Em Outubro ele fez 91 anos, em Novembro ela fez 88. No próximo dia 27 farão 67 anos... de vida em conjunto. Eles são os meus avós: António Fortunato e Germana Pereira.

67 anos de uma vida partilhada com alguém. Conseguem imaginar isso? Quase que não hoje em dia, por isso é de louvar. Admiro quem passa por cima de "pequeneses" em virtude de um bem maior, de uma vida em conjunto e de amor - à sua maneira, mas amor. Este é o exemplo a dar a nós próprios e a quem gosta de nós.

14.9.10

Da festa de Julho

Quase dois meses depois já nao se pode falar em rescaldo da festa, mas pode-se falar numa reflexao pós-festa.

Muitos dizem que foi uma festa muita bonita, com muita gente, animacao, um verdadeiro sucesso. Eu digo que... cumpriu os nossos objectivos. As receitas pagaram as despesas e no fim de contas, e neste tipo de eventos, é o que conta. Foi um ano a organizar 3 dias de diversao. Cansativo? Um pouco. Degastante? Sem duvida. Para repetir? Hmmm... nao me parece!
Temos o mérito de ter trazido um pouco de variedade e alguma novidade. Temos o mérito de estando 3 de nós fora ter conseguido fazer tudo. Mas nao conseguiriamos sem a ajuda precisosa que tivemos: da familia, dos amigos de lá, dos amigos de cá. Da generosidade dos conterraneos na cedencia de material que facilitou em muito a nossa tarefa. Sem referir nomes, todos sabem quem sao, um grande Obrigado. A vossa amizade nao tem preco e é com ela que irei pagar a vossa dedicacao.

Os agradecimentos estendem-se também aos actuais detentores da pasta: Silvia Teixeira, Tania Miguel, Carlos Martins e Bruno Ramos. Que vos corra triplamente melhor! :)

Por fim, apenas uma demonstracao de desagrado... vá critica...
Quem está por fora destas organizacoes certamente desconhece a quantidade de burocracia que tem de ser tratada. Licenca de som, da musica, da garraiada, de utilizacao de espaco publico, da procissao, mais autorizacoes e alvarás e nunca mais acabamos. Dois meses depois da festa parece que havia uma licenca que faltava, a da publicidade. Acredito que exista alguma base legal, contudo... a continuar assim as festas de Verao irao acabar. Porque entre a papelada que é preciso tratar e os euros que se desenbolsam... nao há nem paciencia nem carteira para suportar tudo!

31.7.10

12.7.10

Festa Nª Srª da Conceição Castanheira 2010

Um novo ano, novos mordomos, nova festa.

Em nome da comissão de festas apresenta-se oficialmente o cartaz.



Não há desculpas para não ir: há actividades para todas as idades. Quem não quiser sair de dia, sai à noite, que animação não faltará. Nem bebida, nem comida.

Quem estiver disponível para ajudar, qualquer ajuda é bem vinda.

1.7.10

abertura das piscinas

Com o calor que se faz sentir sabe bem um mergulhinho certo?

Na Castanheira há o sítio certo para isso

20.6.10

Santos Populares

Não é só em Lisboa no Santo António ou no Porto no S. João que se festejam os Santos Populares. Também na Castanheira este ano se vai festejar. Será dia 26.06 com direito à sardinha assada e a fogueira.



Apesar de não ser uma tradição vincada e oficial, é uma tradição espontânea, os festejos dos Santos na Castanheira. O que mais tradicionalmente é festejado é o São João e o São Pedro. Pelo que recordo - as memórias são escassas - os festejos partem dos habitantes dos vários bairros que há na Castanheira. Recordo que um ano no São João se fez uma enorme fogueira no Outão e houve festa noite dentro e que ao percorrer a aldeia havia outras pequenas fogueiras.

Quais são as recordações que tens destas fogueiras e destes festejos? E aos que lá estão, ainda se faz?

17.5.10

Limpar o Concelho

Dia 5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente - a Junta de Freguesia da Castanheira junta-se à iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Guarda, Vamos limpar o Concelho da Guarda. Assim fica o convite àqueles que querem participar para aparecerem dia 5/06 pelas 8.30 no Largo do Outão.

22.4.10

2º BTT Just in Time / Castanheira





Tal como aconteceu o ano passado, também este ano a 10 de Junho irá ocorrer um passeio de BTT na Castanheira. A organização, a cargo da AJAC com o patrocínio da Just in Time, promete um dia muito bem passado para os BTTistas e não só! Pedaladas, boa disposição, entretenimento e diversão não irão faltar! As inscrições já estão abertas e se queres marcar presença é melhor fazê-la já! Só há 100 vagas e começam a ficar preenchidas!

Para a inscrição e mais pormenores basta aceder a www.ajac.com.pt.

31.3.10

Night Sessions

(um)A Comissão de Festas da Castanheira (Mordomos Nª Srª da Conceição) levam até à Castanheira a animação numa versão diferente daquela que é habitualmnente conhecida por lá.
Um evento que pretende não só animar a noite da Castanheira, como dar-lhe outra vivacidade!

Para todas as idades, vem ouvir as melhores músicas dos anos 80, 90 e o melhor dos dias de hoje!

23.3.10

Encomendação das Almas

PROGRAMA

18h00 – Apresentação do catalogo “Encomendação das Almas no Concelho da Guarda – A singularidade de uma tradição secular” (Centro de Dia da Castanheira)

21h30 – Encomendação das almas pelos grupos do concelho da Guarda (Largo do Calvário)

23h00 – Actuação do grupo “Cantares de Almeirim e Padre Ricardo Mónica (Igreja Paroquial da Castanheira)

17.3.10

Notícias da AJAC

Disponível para leitura está o novo boletim Castanheira Jovem, com destaque para a Encomendação das Almas, dia 27 de Março na Castanheira. Esperamos contar com a presença de todos os Castanheirenses no próximo fim de semana pois prevê-se ser um espectáculo memorável.


22.2.10

Curtas de lá

A Fanfarra tem estado em grande forma com diversas actuações e segundo consta a serem muito requisitados. É o que se deseja a este grupo de jovens músicos, que mostram assim que a música continuará a fazer parte das artes da nossa terra.
Uma sugestão, gravem uma ou duas peças. Eu adorava ter-vos a tocar no meu telemóvel ;)

Recentemente a Junta de Freguesia levou a cabo obras de melhoramento na Casa do Povo e na própria Junta. Da "espreitadela" que dei, a Casa do Povo está com cara nova e mais viva! Aguardamos um qualquer evento nos próximos tempos para comprovar os melhoramentos.

Na AJAC prepara-se para a Encomendação das Almas, a realizar-se a 27 de Março na Castanheira. Os ensaios para os interessados decorrem aos sábados na Sede da AJAC.

Sobre a Encomendação das Almas deve-se saber que é uma celebração associada ao culto dos mortos e que ocorre sempre na Quaresma. Apesar de já não ser praticado como o era, a tradição sobrevive em muitas aldeias beirãs e transmontanas, onde habitualmente aos sábados à noite um grupo de habitantes se junta para entoarem cânticos, numa forma de lembrar que é preciso rezar pelos mortos.

12.1.10

Sacabuxa na BTL

dia 16/01, ás 15h.
Bolsa de Turismo de Lisboa - FIL - Parque das Nações
Stand Promocional da Guarda.

e aqui só um bocadinho do que se poderá ver:

11.1.10

Do Ciclo de Ano Novo

Do programa do Ciclo de Ano Novo fez parte: Animação Nocturna e Arruada, Cantar as Janeiras, Concerto com Coro Sénior da Guarda e Concerto Quinteto de Metais EPABI. Apenas poderei reportar quanto aos 3 primeiros.

A animação nocturna a 31/12, que se prolongou pela madrugada (para alguns pela manhã) de 1/01/2010, foi realmente bastante animada. Para aquecer do frio que se fazia sentir na rua (com direito a alguns flocos de neve) não faltou a lareira, o calor humano e claro umas quantas bebidas com algum teor alcoólico! Mas também não faltou um pezinho de dança e algumas vozes afinadas e outras tantas (mais que muitas!) desafinadas! A início os protagonistas eram os mais destemidos, mas lá para meio da noite, e com o teor alcoólico a fazer efeito, o palco recebeu muitos tenores (ou então talvez não!). Com as 12 badaladas, brindou-se ao Novo Ano, pediu-se o que se deseja que 2010 nos traga e saiu-se à rua! Sem deixar de levar na mão um qualquer instrumento que fizesse barulho: um tacho e uma colher, 2 testos, um par de latas, um apito, o que fosse! E começou a ronda pela Castanheira a acordar quem estivesse a dormir e a saudar um Bom Ano a quem nos viesse espreitar! Agora que penso nisso... ainda demos um grande volta à terra! E este foi sem dúvida alguma o ponto alto da noite! A partir daí foi voltar a aquecer e afinar as vozes... afinal tínhamos toda a noite pela frente!!


Depois de recuperar da agitada entrada em 2010, os mais corajosos (sim temos de confessar!) percorreram as casas da Castanheira e cantaram as Janeiras, no 2º dia do Novo Ano. Mais uma vez a início era um grupinho a que, no entanto, e pelo percorrer das ruas, se juntou mais gente e se tornou num grande grupo! A recepção foi calorosa e animada! Em nome da AJAC e da Fanfarra agradeço a forma como nos receberam e nos brindaram! Obrigada pela vossa ajuda que certamente vai facilitar a tarefa da Fanfarra adquirir o instrumento que necessita. A quem esteve connosco, à chuva mas com muita boa disposição e alegria à mistura, um também muito obrigado.

Por fim, o concerto do Coro Sénior da Guarda. A casa do povo estava cheia de graúdos e miúdos! Ouviram-se músicas que fazem parte da nossa história, da nossa vida, da nossa infância! Aquelas músicas que quando ouvimos sorrimos e pensamos: Que saudades! Para mim foi uma boa forma de recordar esses momentos e aprender outros, rodeada de boa gente e bons amigos!

Como já referi quanto ao Concerto de Ano Novo - Quinteto de Metais EPABI não poderei relatar infelizmente, por não ter estado presente mas fica a foto-reportagem do post infra!

Bom Ano a todos os Castanheirenses!