24.10.06

A minha terra...




Sinto a Castanheira como a minha terra, não nasci lá, mas vivi lá parte da minha infância e adolescência e quando passei a viver na Guarda e me perguntavam de onde era dizia com muito orgulho,
- Sou da Castanheira!

Hoje vivo em Lisboa, onde os vizinhos não se conhecem, onde tudo é impessoal...

Por vezes sinto saudades dos tempos que lá vivi, do tocar das Avé Marias, o relógio a cada 15 minutos, e as trindades (sinal que devia ir para casa).

Havia rituais em cada estação do ano:
  • No Outono, a vindima, ir apanhar tartulhos e miscaros, comer um magusto
  • No Inverno, as matanças dos porcos, a chouriça assada no lume, a fogueira do Natal
  • Na Primavera, comer Azedas, o mês de Maria
  • No Verão, a Festa do Senhor, a vinda dos emigrantes

Com o tempo irei divagar sobre cada um destes rituais, que não se perderam e continuam, este blog serve para isso mesmo, para dar a conhecer um pouco da nossa terra, que apesar de não lá viver continuará a ser a minha terra...

4 comentários:

Marlene G. disse...

As azedas... do que te lembraste! recheadas com sal e molhadas em vinagre... mnham... E os tartulhos... assados, q delicia! E q saudades!

Anónimo disse...

Ola castanheirenses! Aqui falavos uma pessoa que tem emensas saudades da nossa linda terra! Apesar de estar muito longe trago sempre os melhores momentos guardados no coracao! bjs da alemanha....

Pedro242 disse...

dá gosto ler e constatar a paixão que as pessoas têm pela sua terra. :)

bjs

Marlene G. disse...

isso so significa que a nossa terra é especial, é única e guarda muitas memórias e muitas histórias que construiram a nossa vida :)

bjs a todos