24.10.06

A minha terra...




Sinto a Castanheira como a minha terra, não nasci lá, mas vivi lá parte da minha infância e adolescência e quando passei a viver na Guarda e me perguntavam de onde era dizia com muito orgulho,
- Sou da Castanheira!

Hoje vivo em Lisboa, onde os vizinhos não se conhecem, onde tudo é impessoal...

Por vezes sinto saudades dos tempos que lá vivi, do tocar das Avé Marias, o relógio a cada 15 minutos, e as trindades (sinal que devia ir para casa).

Havia rituais em cada estação do ano:
  • No Outono, a vindima, ir apanhar tartulhos e miscaros, comer um magusto
  • No Inverno, as matanças dos porcos, a chouriça assada no lume, a fogueira do Natal
  • Na Primavera, comer Azedas, o mês de Maria
  • No Verão, a Festa do Senhor, a vinda dos emigrantes

Com o tempo irei divagar sobre cada um destes rituais, que não se perderam e continuam, este blog serve para isso mesmo, para dar a conhecer um pouco da nossa terra, que apesar de não lá viver continuará a ser a minha terra...

17.10.06

No tear da nossa história

Há tempos descobri neste blog um post sobre a nossa Castanheira, este post. E fiquei feliz, porque afinal há artes q nao se perdem ou pelo menos não se esquecem. E há sempre quem lhe dê o devido valor. Quanto a mim tenho umas quantas mantas de farrapos em casa. Algo diferente, original e, acima de tudo, único.

16.10.06

além do que a vista alcança


Neste post alguém falou em algo fantástico que temos lá na terra... Pra uns aquilo n seria mais do que um monte de pedras, para nós são os barrôcos - nunca cheguei a perceber como se escreve ou se é que tal palavra existe! E daqui tem-se uma vista fantástica... Desfrutem-na sempre que puderam que eu já tenho saudades.

4.10.06

Reencontro

A pedido de muitas familias... ;)
O reencontro de muita gente da terra, o reencontro de amigas que ja não se viam há muito. Uma festa q serviu de pretexto para que isso acontecesse.
Aos protagonistas da festa os nossos parabéns por tudo. Tava lindo, eles tavam lindos e foi lindo! Obrigado! E sejam felizes ;)