18.11.08

Natal

já há algum que não escrevo aqui nada. não por falta de assunto, mas por falta de tempo.

no início deste mês estive lá uma semaninha e sabe bem regressar e estar mais que um fim-de-semana com quem gostamos e num lugar onde nos sentimos bem.

este será o 1º natal que me lembro que vou passar na nossa castanheira e vou certamente vivê-lo intensamente. e ao pesquisar umas coisa na net encontrei o artigo infra, sobre as tradições no Natal. e claro estou ansiosa para ver....


Fonte: Guarda Digital
A fogueira de Natal ou o “madeiro”

Aldeia, vila ou cidade do Interior que se preze, na noite de consoada, tem de ter uma fogueira ou madeiro, como é carinhosamente denominado por todos.
O local escolhido é quase sempre um largo ou uma praça. À volta da fogueira, depois da consoada, e enquanto se espera pela Missa do Galo as pessoas vão-se juntando para conviver. Nalguns sítios só depois da Missa do Galo é que se deita fogo ao rastilho. Trata-se de um ponto de encontro e convívio que se prolonga pela noite dentro. Ali, partilham-se experiências e vivências, evocam-se memórias e várias recordações.

4 comentários:

Anónimo disse...

"VAMOS ATÉ À FOGUEIRA?"

A fogo de natal (na nosa terra simplesmente conhecido por "fogueira") ainda continua a ser um ritual de reencontros de amigos, conhecidos e memórias.
O alarido do acender da fogueira e de sermos "convidados" pela mordomia a beber um trago do "delicioso" vinho basta para não faltar. No entanto, o que vale a pena são os reencontros com os amigos ao longo da noite, as conversas vagarosas e na madrugada, quando o fogo já tiver esmorecido, assar uma chouriça (apesar torrada e coberta de cinza. Sabe tão bem...).
Do meio do nada aparece um "rapaz", com algumas latas de "mafu", e não obstante os avisos para ter cuidado, lança-as para o meio da fogueira. PUM, PUM, PUM, ... é a alvorada, já é manhã, está na hora de ir para casa... e aguardar pelo próximo natal.

Anónimo disse...

Uma noite muito fria e uma fogueira bem quentinha. Que memórias! Só recordar esses momentos é reconfortente. Espero uma noite fria, porque, como é tradição, a fogueira e o ambiente vão estar bem quentes. Só já faltam ns dias para a a quadra natalicia na Castanheira começar (no dia 20, se a memória não me falta, é o dia da recolha da lenha para a fogueira).
Bom Natal a todos os castanheirenses.

Anónimo disse...

...agora eskece_te de trazer a receitas das caipirinhas ctg ;)
bjokas e um feliz Natal!

Marlene G. disse...

parece-me que a noite será longa e é preciso mais que a fogueira para aquecer :p