16.7.07

Carta Aberta....



"Tenho saudades da inocência dos meus 12 anos. Do amor que era tão inocente naquela altura. Do compromisso que necessitava ser firmado com o: "Ouve queres namorar comigo?" (Quem hoje em dia ainda pergunta?) Do primeiro beijo, o passeio de mão dada a percorrer as fogueiras de S. João na Castanheira. O primeiro amor e grande paixão. Como é possível com essa idade amar? Quando se é ainda tão inocente e puro? É possível porque o sentimento é verdadeiro exactamente por ser inocente e puro. Porque foi o primeiro, foi único e especial. Porque serás sempre aquele que conseguiu manter-me apaixonada. Porque há um local que nos une e, além das várias recordações, me lembra de ti: a nossa terra. O nosso porto-de-abrigo, onde estão as nossas raízes. Tal como tantos outros, sentimos falta da nossa terra. Mesmo não tendo nem nascido nem crescido lá. Mas foi lá que provavelmente aprendemos muitas coisas... aprendemos que quem está mais perto nos magoa, mas com a mágoa aprendemos a nos levantar, erguer a cabeça e seguir em frente. Tal como aprendemos o perdão - esse presente que nem toda gente possui. Aprendemos a dar segundas oportunidades, a pessoas e à vida. Aprendemos que quando falam de nós nem sempre é bom sinal... Aprendi que o mal-dizer pode causar grande sofrimento e desiludir. Mas aprendi sobretudo a amar. Amar a minha família, amar os meus amigos, amar o que me rodeia, amar-te."

9 comentários:

Anónimo disse...

tal como tu, tambem eu sinto saudades do tempo de infancia, depois a adulescência, quando aos domingos iamos para o castanheiro da ti Ana Pires nossa "boite", na altura para depois irmos para as verdadeiras discotecas, alguem se recorda?.
tempos felizes que vão e nunca mais voltam, mas a recordação fica dessa castanheira que não é a mesma de hoje.
um abraço para todos(as) os recordam a castanheira nos anos 80

Marlene G. disse...

no meu caso é mais dos anos 90... mas axo que me lembro de algumas estórias e locais q fizeram história no teu tempo :)

por vezes apetece parar o tempo, quer ter de volta aquela castanheira porque tinha magia, tinha algo que me prendia la! agora o que me transmite é que adoro a terra mas nada me prende lá... ou pouco ainda me prende lá...

Anónimo disse...

Algo se passa contigo miga... é amor, que anda por ai a solta? depressão do momento? toca a animar esse espírito que tão sem rosto, sem animo parece andar! um grande beijinho do teu amigo gigante!

Marlene G. disse...

Pois passa... saudades de tempos que já nao vem... Que so se recordam em pensamento! saudades de quando era feliz ... :)

Anónimo disse...

saudades do tempo quando a castanheira era conhecida pelo distrito como sendo a aldeia maior e melhor... saudades do tempo em que não havia cores politicas, todos eram amigos, no verdadeiro sentido da palavra "amizade".
agora castanheira é só de duas ou três familias que lutam pelo bem estar deles esquecendo todos os outros que lá vivem....

um abraço amigo p/ todos.

Marlene G. disse...

Sinto o mesmo infelizemente... Será esse o destino? Espero bem que nao... acima de tudo o deve prevalecer é a terra e nao quem governa o que!!

Volta sempre amigo anonimo ;)

Anónimo disse...

desde que descobri este blog, gosto de o vistar sempre que posso e expressar a minha opiniao sem que seja reconhecida, para não poder ser posta de lado, mas o que ainda me leva até a nossa terra ainda são os meus PAIS que felismente vivem lá, espero que um dia a nossa aldeia volte a ser a mesma de anos atrás.

... a esperança è a ultima a morrer, talves haja alguem que um dia lute pelo bem estar de todos os habitantes..

um abraço

Marlene G. disse...

Quero também acreditar nisso, mas talvez seja uma utopia pensar ainda poderá ser o que era... Ficam as memórias e fica o desejo...

Anónimo disse...

Tambem eu tanho saudades da Disco da tia Ana Pires (castanheiro)
Beijos para todos os castanheirenses.
D F M D